• Eletrofase
  • Anuncie
  • Brasil Escolar

0
0
0
s2sdefault

QUERÊNCIA – Na noite desta quarta-feira (22/05), aconteceu a 6ª Conferência Municipal da Saúde de Querência. Este ano o evento teve como tema “Democracia e Saúde”.

A conferência foi realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde. Centenas de pessoas se reuniram na sede da Secretaria de Assistência Social, onde participaram ativamente, apresentando ideias, sugestões e debatendo as principais dificuldades relacionadas à saúde pública do município.

O vice-prefeito João Pizzi, vereador Domingos Robérti, chefe de gabinete Elvon Leão, secretária municipal de saúde Lubiane Boer, coordenadora da atenção básica em saúde Naiara Tonetti, presidente e vice-presidente do conselho municipal de saúde Bruna Santini e Evandro Iappe foram algumas das autoridades presentes no evento.

Durante o mês de abril foram realizadas pré-conferências nos assentamentos do município, onde a comunidade da zona rural teve a oportunidade de apresentar as principais demandas e necessidades. Este foi o primeiro ano em que foram realizadas pré-conferências junto à comunidade da zona rural. O levantamento de demandas aconteceu nos assentamentos Brasil Novo, Coutinho União e Pingos d’água.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bruna Santini Marins, disse que todos os assentamentos foram unânimes em solicitar uma casa de apoio no município de Querência, para atender a comunidade daquelas localidades. A secretária municipal de saúde, Lubiane Boer, afirmou que a implantação da Casa de Apoio já está em andamento. Outra demanda levantada em todos os assentamentos, foi a solicitação de agendamento de consultas nos próprios assentamentos, reduzindo assim os custos com deslocamento dessas pessoas até a sede do município.

A conferência foi dividida em três eixos, onde os palestrantes Raquele Zang, Cleonice Farias e Theodoro Magalhães abordaram os temas Financiamento adequado e suficiente para o SUS, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e Saúde como Direito, respectivamente.

O apoiador regional do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Theodoro Carlos Magalhães Pinto, foi um dos palestrantes na 6ª Conferência Municipal de Saúde, e abordou o tema “Saúde como Direito”. Segundo ele, um tema muito relevante, dado o momento em que o país está vivendo politicamente.

“A saúde como um direito, nós temos à partir de 1988 com a constituição. Até então, não era um direito. E isso foi baseado na Carta das Declarações dos Direitos Humanos, de 1948, que trouxe para o bojo da Constituição Brasileira, esse princípio da saúde como um direito do cidadão. E esse direito está sendo ameaçado há algum tempo, mas muito mais agora, onde se discute o desmonte de um estado, que foi desenhado para ser um estado de bem estar social, para o estado liberal, onde a função do estado não é dar esse suporte social para a população”, salientou Theodoro.

Após as palestras, foram formados grupos para discutir os eixos e serem elaboradas as propostas, que foram posteriormente apresentadas e votadas. Cerca de 20 propostas foram aprovadas. Dentre elas: um maior repasse por parte dos governos estadual e federal ao município; que o município atenda às demandas pertencentes à ele; melhorias e, centro de especializações; capacitação dos profissionais que atendem à saúde indígena do município; implementação de UPA e/ou CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Todas as demandas serão levadas à Conferência Estadual através dos delegados eleitos (Luiz Fernando da Silva, Obadias Nonato da Silva, Alexsandro Medrado de Souza, Poiko Suyá, Igor Vinícius Delfino, Bruna Santini Marins, Valneis Bottin, Elienes Correia dos Reis), prevista para acontecer no mês de julho, em Cuiabá.

Veja Também

Esportes
  • 16 Julho 2019
  • Por Inácio Roberto

Atletas de AB se destacaram em evento de Karatê

TRINDADE/GO - Atletas de Água Boa conquistam excelentes resultados no Campeonato Brasileiro de Karatê na cidade de Trindade-GO. Foi o maior evento de Karatê nacional entre os dias 11 e 14 de julho...