• Brasil Escolar
  • Informativo Camara
  • HVA

         

0
0
0
s2sdefault

ATUALIZADA DIA 18/10/2018

 

RONDONÓPOLIS – O bebê João Gabriel Tauffer Silva, de 5 meses, está internado desde o nascimento. O diagnóstico inicial foi feito no hospital Municipal de Canarana. A criança foi transferida para o Hospital Regional Paulo alemão de Água Boa no dia 4 de maio.

Ali iniciou a luta da família para salvar a vida do bebê. Sempre a justiça tinha que garantir os direitos da criança. Dias depois, João Gabriel foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Rondonópolis.

Ele sofre de cardiopatia também conhecida como sopro no coração, e aguarda transferência de UTI aérea para realizar uma cirurgia cardíaca em São José do Rio Preto (SP). A família do bebê procurou a Defensoria Pública, que ingressou com uma ação judicial no dia 26 de setembro. A Justiça concedeu uma liminar, ainda no dia 26 de setembro, que determinava sua transferência em até 24h.

Mas, segundo a família, o processo ainda tramita na Justiça, pois o estado não cumpriu a decisão. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou, por meio de nota, que "o processo já se encontra na Central de Regulação, porém o paciente está internado em uma UTI para ganhar peso. Somente o médico assistente do paciente é quem poderá informar quando o paciente terá condições de saúde para ser transferido".

De acordo com a mãe do bebê, Cândida Tauffer, o estado de saúde dele é grave e a cirurgia é de urgência. Em maio, logo que ele foi transferido de Água Boa para Rondonópolis, o bebê foi levado à Curitiba, onde foi submetido a uma bandagem pulmonar. Depois disso, a criança retornou para Rondonópolis e permaneceu na UTI todo esse tempo.

Os médicos pediram novamente a cirurgia dele. Segundo Cândida, nessa terça-feira (16) João Gabriel apresentou manchas rochas pelo corpo e precisou ser sedado.

 

================================== 

 

ATUALIZADA DIA 16/05/2018

RONDONÓPOLIS - O recém-nascido João Gabriel Tauffer Silva, que tem um mês de vida e sofre de uma cardiopatia grave, foi transferido nesta quarta-feira (16) para o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, onde deve passar por uma cirurgia cardiovascular aguardada há 10 dias.

Ele estava internado desde o dia 7 deste mês na Santa Casa de Rondonópolis. Natural de Canarana, o bebê foi diagnosticado com sopro no coração em um Hospital de Água Boa, e conseguiu uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da Santa Casa de Rondonópolis após determinação da Justiça.

No hospital, porém, a cardiopediatra responsável pelo bebê observou que a cirurgia pela qual João Gabriel precisa passar não é feita em nenhum hospital de Mato Grosso, razão pela qual os pais do menino voltaram a acionar a Justiça, dessa vez, pedindo a transferência do filho para uma unidade onde ele poderia fazer a cirurgia o mais rápido possível.

Na terça-feira (15), a Justiça determinou que João Gabriel fosse levado para o hospital de Curitiba, onde será operado. Ele foi transferido de UTI aérea na manhã de hoje.

 

============================== 

 

ATUALIZADA DIA 15/05/2018

RONDONÓPOLIS – O recém-nascido João Gabriel Tauffer Silva, que sofre de cardiopatia grave, segue internado na Santa Casa de Rondonópolis. O bebê de um mês de vida, é de Canarana, mas estava internado no Hospital Regional Paulo Alemão de Água Boa.

Ele só foi transferido para Rondonópolis, depois de decisão judicial. A informação foi repassada pela mãe da criança, a funcionária pública Cândida Tauffer, 30. Segundo ela, a justiça de Rondonópolis já deu ganho de causa para que o Estado providencie a remoção do bebê para um hospital que tenha condição de cuidar do paciente.

João Gabriel sofre de cardiopatia congênita, e precisa de cirurgia do coração urgente. O problema se arrasta a 11 dias e ainda não tem solução.

 

============================== 

 

ATUALIZADA DIA 07/05/2018 - 15HS

 

ÁGUA BOA - Foi transferido no começo da tarde de hoje de avião, o bebê de 25 dias diagnosticado com cardiopatia. João Gabriel Tauffer Silva é de Canarana, mas estava internado no Hospital Regional Paulo Alemão de Água Boa.

Ele necessita de cirurgia cardiovascular com urgência, e vaga em UTI. Como o Estado não abriu esta vaga especial na semana passada, a família teve que acionar a justiça no final de semana. A juíza plantonista Dra. Luciene Ross determinou no domingo, 06 de maio, que o governo providencie a transferência do bebê em até 24 horas.

Por falta de vagas em UTI, novamente a justiça teve que mediar a situação. O bebê foi transferido na tarde de hoje para uma UTI em Rondonópolis.

 

============================== 

 

João Gabriel Tauffer Silva (foto da família) ÁGUA BOA - Um bebê com menos de um mês aguarda vaga numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde a sexta-feira, 4 de maio. João Gabriel Tauffer Silva é de Canarana, mas está internado no Hospital Regional Paulo Alemão de Água Boa.

Ele necessita de cirurgia cardiovascular com urgência, e precisa de atendimento altamente especializado. Como o Estado não abriu esta vaga especial, a família acionou a justiça no final de semana.

A juíza plantonista Dra. Luciene Ross determinou neste domingo, 06 de maio, que o governo providencie a transferência do bebê em até 24 horas. João Gabriel foi diagnosticado com cardiopatia, pois apresenta problemas nas veias do coração e sopro.

Mais uma vez, ocorre a falta de vagas em UTI para pacientes graves. A direção do Hospital Regional só pode transferir o paciente quando o governo der autorização.

O G1 foi o primeiro site a divulgar a notícia