• Brasil Escolar
  • Anuncie
  • Informativo Camara

         

0
0
0
s2sdefault

QUERENCIA - A Casa de Saúde Indígena do Município de Querência – Casai/ MT, é uma unidade de caráter local, subordinado à Distrito Sanitário Especial Indígena Xingu/ SESAI/MS. A CASAI Querência tem por finalidade, prestar apoio aos pacientes indígenas referenciados pelas aldeias e Polo Base e acompanhar os pacientes referenciados aos Serviços Assistenciais de Atenção Básica.

Porém um conflito cultural está provocando uma divisão no atendimento dos indígenas. Em reunião realizada nesta quinta feira, 23 de Agosto, na Prefeitura Municipal de Querência, representantes de algumas etnias se reuniram com o Prefeito em exercício João Pizzi, chefe de gabinete Elvon e Secretária Municipal de Saúde Lubiane Boer, onde expuseram a situação que vem ocorrendo há alguns dias. Conforme relatos, integrantes de uma das etnias atendidas pela CASAI, estariam proibindo que outros povos indígenas fossem atendidos.

A Prefeitura Municipal de Querência disponibilizou em caráter emergencial, um local para acolhimento dos indígenas, assim como também irá auxiliar os pacientes que fizerem uso desse espaço até que esta situação seja resolvida.

Atualmente a CASAI Querência atende:

ALDEIA NGOIHWERE, ETNIAS: KISÊDJÊ, MEHINAKU, TAPAYUNA, YUDJA, KAYABI, TRUMAI ETAPAYUNA.

   

ALDEIA ROPTOTXI, ETNIAS: KISÊDJÊ, MEHINAKU, KAYABI E YUDJA.

ALDEIA BEIRA RIO, ETNIAS: KISÊDJÊ, WAURÁ.

  

ALDEIA NGOSOKO, ETNIAS: KISÊDJÊ, YUDJA, TRUMAI, KAYABI E TAPAYUNA.

  

ALDEIA RIO DOS LAGOS, ETNIAS: KAYABI.

   

ALDEIA KAYASU, ETNIA: KAYABI.     

                                        

ALDEIA TUPEKU, ETNIA: KALAPALO.                                               

   

ALDEIA TANGURINHO, ETNIAS: KALAPALO , MATIPU E NAFUKUA.

   

ALDEIA CURUMIM, ETNIAS: KUIKURO E YAWALAPITI.  

ENTRE OUTRAS ETNIAS E ALDEIAS.