• Brasil Escolar
  • H Cancer MT
0
0
0
s2sdefault

 QUERÊNCIA - O animal logo ganhou fama por toda a cidade. A curiosidade em ver o filhote de onça pintada para as crianças foi uma atração à parte. Segundo o Comandante da Polícia Militar de Querência, Capitão Morais, o animal chegou trazido por uma pessoa que disse ter encontrado o bicho. De imediato outro oficial, o Tenente André fez o contato com o comando do Batalhão Ambiental da PM sediado em Cuiabá.

Nesta quarta-feira (01/02), o animal foi levado para a capital do estado onde vai passar por uma triagem e fazer todos os exames necessários. Em seguida o pequeno felino passa por um treinamento de readaptação para ser devolvido à natureza. Segundo o Sargento De Paula que também é biólogo e com larga experiência em felinos, o animal foi levado direto para o hospital veterinário.

Com esse já são três resgatados no estado, segundo De Paula. São vários os fatores que levam ao aparecimento dessa espécie de animal entre elas, desmatamentos, queimadas, abatimento da mãe ou ainda o abandono pela mãe. A região de Querência é uma área entre Cerrado e Amazônia, e segundo o militar, é raro o aparecimento desse animal.

O batalhão ambiental em convênios com a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e uma instituição particular vão tomar todos os cuidados e procedimentos necessários para o bem estar do animal. Após esse período que deve durar em média 40 dias, o bicho começa um treinamento de readaptação ao habitat natural com alimentação viva para despertar o extinto selvagem.

Sargento De Paula diz ainda que a legislação obriga devolver o animal no local de origem dele. Em aproximadamente 9 meses o filhote deve ser devolvido para a região de Querência. O Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar de Mato Grosso é o responsável pela fauna do estado junto com a Secretaria de Meio Ambiente – SEMA. (Renato Borges)