0
0
0
s2sdefault

Periquitos 1 ÁGUA BOA - Periquitos fizeram ninho pela segunda vez em um cajuzeiro. A constatação é do casal Sebastião e Dejanira Resende, da Serrinha.

O periquito-verde ou periquito-rico (Brotogeris tirica) é uma espécie de periquito da família Psittacidae endêmica do Brasil. Os pássaros gostaram tanto da propriedade do casal, que acabaram fazendo ninho pela segunda vez seguida, aproveitando 'a boa vizinhança'.

A coloração básica da plumagem é verde. As partes inferiores e laterais da cabeça, peito e abdômen são de um verde com tons amarelados. A parte traseira da cabeça, a nuca, é de um verde levemente azulado. A base das asas é de um marrom oliváceo. A cobertura de pluma da base das asas é de um marrom oliváceo e as penas exteriores são de um azul-violeta. O bico é amarronzado, mais claro no topo. As narinas ficam na base do bico.

O anel perioftálmico é de um cinza pálido. A íris é de um marrom-escuro, com a pupila de cor negra. Os pés são de cor semelhante à do bico, porém mais escura. A cauda é longa, com penas de coloração verde-azuladas. Os exemplares imaturos são semelhantes aos adultos, mas com quase toda plumagem primária esverdeada, cauda curta e bico mais escuro (wikipédia)

Gostam de frutas (coquinhos de todos os tipos e também do fruto da paineira, que perfuram e roubam as sementes nos meses de junho a agosto. Também não desprezam as flores adocicadas do suinã, flores, néctar, mangueiras, jabuticabeiras, goiabeiraslaranjeirasmamoeiros e jaqueira provavelmente insetos e suas larvas, também comem semente de girassol. Um dos belos frequentadores dos comedouros com frutos e girassóis disponíveis nas cidades).

 

Veja Também

Internet
  • 23 Julho 2019
  • Por Inácio Roberto

Buracos e lixo no Bairro Guarujá Expansão

ÁGUA BOA – As redes sociais funcionam mesmo. Continuamos recebendo denúncias dos moradores. No final da Rua 15 no Bairro Guarujá Expansão, a água empossa, o que causa buracos no pavimento asfáltico. Existe...