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ÁGUA BOA – Seguidamente aposentados procuram o INSS para tirar dúvida sobre empréstimos ou compras efetuados por eles, cujo desconto cai direto na aposentadoria. A superintendência Estadual do INSS emitiu nota explicando o assunto. Confira a nota do INSS:

“O INSS não interfere no processo de contratação de empréstimos bancários, pois eles são realizados junto às instituições financeiras. O beneficiário que se sentir prejudicado por operações irregulares ou que identificar descumprimento do contrato por parte da instituição financeira ou de normas pré-estabelecidas deverá registrar sua reclamação na Ouvidoria Geral, pelo telefone 135.

A partir do recebimento da reclamação pelo INSS, as instituições financeiras serão acionadas e terão 10 dias úteis para responder. Em caso de irregularidade ou desconto indevido, os valores, corrigidos serão devolvidos ao beneficiário. O INSS alerta que o aposentado deve se precaver no sentido de jamais oferecer o seu cartão ou a senha do banco a terceiros. Somente deve contratar empréstimo após pesquisar as taxas, consultando as instituições conveniadas com o INSS.

É importante alertar ainda que os aposentados e pensionistas não devem repassar dados pessoais, caso alguém os solicite em sua residência com promessa de acelerar a liberação do empréstimo. Além disso, o INSS nunca entra em contato com o beneficiário por telefone para solicitar informações pessoais, nem passa estas informações às instituições financeiras”. (Assessoria de Imprensa do INSS em Cuiabá)