• Anuncie
  • Brasil Escolar
  • Informativo Camara
0
0
0
s2sdefault

ATUALIZADA dia 29/04

BRASÍLIA - A EXOSS, organização sem fins lucrativos que tem como finalidade o estudo de meteoros com metodologia científica (origens, natureza e caracterização de suas órbitas) divulgou hoje, 29 DE ABRIL, os relatos da passagem de um meteoro em quatro Estados brasileiros no início da noite do dia 27 de abril. O fenômeno foi visível em Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará.

Em Mato Grosso, as informações vieram das cidades de Água Boa, Barra do Garças, Nova Nazaré, Canarana, Novo São Joaquim, Querência, Campinápolis, Cocalinho, Bom Jesus do Araguaia, Gaúcha do Norte, Torixoréu, Confresa, Porto Alegre do Norte, São Felix do Araguaia, Ribeirão Cascalheira e Primavera do Leste.

No Estado de Goiás os relatos vieram das cidades de Aragarças, Arenópolis, Aparecida de Goiânia, Bom Jardim de Goiás, Piranhas e São Luiz de Montes Belos.

Em Tocantins a passagem de uma bola de fogo foi vista em Formoso do Araguaia. Já no Estado do Pará, o relato veio da cidade de Santana do Araguaia. (Ascom)

 

=============  

 

ATUALIZADA DIA 28/04 

 

RIBEIRÃO CASCALHEIRA – Nossa reportagem fez contato esta manhã com a Polícia Militar de Ribeirão Cascalheira. A atendente do telefone confirmou que uma tocha de fogo foi vista nos céus da região ontem no começo da noite.

Ao passar sobre Ribeirão Cascalheira, o objeto emitiu um estrondo forte. Segundo a plantonista da PM, alguns fazendeiros telefonaram comunicando o fato.

Parecia que o suposto meteoro teria caído na área do município, mas não há relatos oficiais. A passagem do meteoro causou alvoroço e também o som ouvido pelos moradores.

 

============ 

ATUALIZADA -

 

Foto internetFoto internet

  Segundo o amante dos estudos astronômicos Cacio Winter de Querência, o objeto estranho visto no final da tarde e começo da noite de hoje nos céus da região Araguaia é um meteoro. Ao entrar em contato com a atmosfera terrestre, numa altua de 75km até 100 km, o meteoro incendiou.

Winter disse que viu o objeto luminoso por cerca de 10 segundos. Pela coloração esverdeada, ele acredita que o meteoro seja composto de magnésio.

O meteoro foi visto desde Barra do Garças até Confresa, segundo contatos de Winter em grupos sociais.

================

ÁGUA BOA - Vários internautas disseram que viram um objeto voador no final da tarde de hoje nos céus da região. A princípio, os internautas disseram que o objeto voou para Ribeirão Cascalheira, emitindo luzes e brilho fora do comum.

Primeiro, alguns achavam se tratar de um avião. Depois, outros acharam se tratar de um meteorito. Até agora, nenhum órgão oficial se pronunciou sobre o caso.

Há relatos de avistamento do objeto em Água Boa, Ribeirão Cascalheira e Querência, Nova Xavantina, e Gaúcha do Norte.