• Anuncie
  • Informativo Camara
  • Brasil Escolar
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

 ÁGUA BOA – Na quinta-feira, 21/09, aconteceu a formatura do Proerd Kids na escola Cecília Meireles, no bairro Tropical. A solenidade contou com a participação de alunos e da comunidade escolar. Dezenas de alunos já foram instruídos sobre os métodos para evitar as drogas e a violência.

O relevante serviço social prestado pelos instrutores do Proerd, soldados Leopoldo e Bertol da PM, certamente repercute na sociedade.

 {cwgallery}

Add a comment
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

BRASÍLIA - A pior seca dos últimos 100 anos tem testado os limites de alguns dos maiores reservatórios do País. Na Bahia, o lago de Sobradinho, terceiro maior do Brasil em volume de água, enfrenta a estiagem com apenas 5% de sua capacidade total de armazenamento, menos da metade do que tinha há exatamente um ano, quando já estava em crise. Em Goiás, a represa de Serra da Mesa, a maior do País em capacidade de armazenamento, está com somente 8% do volume que é capaz de guardar. E essa situação vai piorar.

Os cenários traçados pela Agência Nacional de Águas (ANA) apontam que, até o fim do período seco, no dia 1.º de dezembro, Sobradinho vai chegar ao nível zero, ou seja, vai atingir seu “volume morto” pela primeira vez na história. Com a cota de água no volume morto, a hidrelétrica instalada na barragem terá de ser desligada.

O pior cenário já visto em Sobradinho ocorreu no fim de 2015, quando o nível da represa chegou a 1%. As informações foram confirmadas pelo superintendente de operações e eventos críticos da ANA, Joaquim Gondim. “Sabemos que isso vai acontecer, não será surpresa. Nesse volume zero, a usina de Sobradinho terá que parar de gerar energia, porque a quantidade de água que será liberada pela barragem não chegará ao mínimo necessário para que uma turbina funcione”, afirmou.

No caso de Serra da Mesa, as projeções da ANA apontam que, no dia 1.º de dezembro, o reservatório estará com apenas 5% de sua capacidade de armazenamento. É uma situação desconhecida desde a formação da barragem, 19 anos atrás. Em setembro de 2009, por exemplo, Sobradinho passava pelo período seco com 70% de sua capacidade plena, ante os 5% atuais. Nesse mesmo mês e ano, Serra da Mesa tinha 53% de seu lago cheio, sem encarar nenhum tipo de limitação. Nos últimos cinco anos, porém, as condições só pioraram.

Para administrar as crises da bacia dos Rios São Francisco e Tocantins, a ANA tem realizado reuniões semanais para tratar de Sobradinho e quinzenais para discutir Serra da Mesa. No reservatório baiano, foi instituído desde junho o Dia do Rio. Toda quarta-feira é proibida a retirada de água do reservatório para irrigação e uso industrial. “Esse programa está funcionando em todo o São Francisco, desde a cabeceira, em Três Marias, até a foz”, diz Gondim.

A agência avalia a possibilidade de adotar a mesma medida para Serra da Mesa. O que já está decidido é que, durante o período seco e os meses de chuva, entre dezembro e março, a barragem do Rio Tocantins manterá vazão mínima de água, de 300 metros cúbicos por segundo, para que o reservatório possa buscar novamente seu nível de segurança hídrica, algo em torno de 30% da capacidade.

De qualquer modo, a ANA acredita que não haverá racionamento de água nos municípios que dependem das duas bacias. As restrições devem atingir a irrigação, a indústria e a navegação, além da geração de energia. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou as previsões de chuvas para o Nordeste, que viu sua margem cair de 30% para 29% da média histórica para este mês. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Add a comment
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

ATUALIZADA DIA 22 SET

 ÁGUA BOA – Passados quase 60 dias, nossa reportagem retornou ao Setor Universitário ontem, onde um poste que sustenta rede elétrica continua dentro de uma avenida.

A denúncia foi feita há dois meses e causou perplexidade à população. A sorte é que aquele setor da cidade ainda não tem moradores, e por isso, o trânsito de veículos é pequeno no local. Porém, o poste que sustenta a rede elétrica permanece dentro da via pública.

A concessionária não toma atitude de remover a estrutura.

 

================

 

ATUALIZADA DIA 22/AGO

 ÁGUA BOA – Passados quase 30 dias, nossa reportagem retornou ao Setor Universitário esta manhã, onde um poste que sustenta a rede elétrica continua dentro de uma Avenida.

A denúncia foi feita no mês passado e causou perplexidade na população. A sorte é que aquele setor da cidade ainda não tem moradores, e por isso, o trânsito de veículos e pequeno pelo local. Porém, o poste que sustenta a rede elétrica permanece dentro da via pública.

Não há qualquer sinalização e motoristas desavisados ainda podem ser vítimas do poste. A concessionária não toma atitude.

 

 

 

======================== 

 

 ÁGUA BOA – Moradores estão perplexos com uma situação inusitada. Uma Avenida foi aberta no Bairro Universitário para um novo loteamento residencial.

O projeto inicial foi amplamente debatido, houve estudo topográfico, terraplanagem e finalmente, a colocação do asfálto.

Porém, após todas essas etapas do projeto, o poste que sustenta a rede elétrica permanece dentro da avenida, na pista de rolamento, podendo confundir motoristas desavisados.

Agora, quem transita pela via pública tem que tomar cuidado para não colidir contra o poste que insiste em permanecer dentro da via pública. Uma imagem vale mais do que mil palavras.

 {cwgallery}

Add a comment
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

ÁGUA BOA - A Defensoria Pública da Comarca participará de um Mutirão na Serrinha na próxima quarta-feira, 27 de setembro. Caroline Renee Pizzini Weitkiewick

Na ocasião, Dra. Caroline Renee Pizzini Weitkiewick levará à população da Serrinha, os serviços gratuitos da advocacia do Estado. Quem tiver necessidade de encaminhar o divórcio deve comparecer com todos os documentos oficiais dos membros da família. Quem vai pedir pensão alimentícia ou a guarda dos filhos também deve apresentar documentos dos membros da família. 

A maior demanda da Defensoria Pública é por busca de alimentos, pedidos de guarda e divórcio. Para estes procedimentos é necessário providenciar os seguintes documentos:

Documentos necessários para discutir a guarda:

1. Cópia do documento de identificação (RG e CPF ou carteira de trabalho);

2. Certidão de nascimento da criança ou adolescente;

3. Endereço da outra parte (contra quem quer pedir a guarda).

Documentos necessários para divórcio:

1. Cópia do documento de identificação (RG e CPF ou carteira de trabalho);

2. Certidão de nascimento dos filhos;

3. Certidão de casamento;

4. Endereço da outra parte (do esposo ou da esposa);

5. Se tiverem bens a partilhar, os documentos respectivos.

Documentos necessários para pedir alimentos:

1. Cópia do documento de identificação (RG e CPF ou carteira de trabalho);

2. Certidão de nascimento dos filhos;

3. Endereço da outra parte (de quem quer que pague os alimentos);

4. Cópia do cartão bancário. (Defensora Pública Caroline Renee Pizzini Weitkiewick)

Add a comment
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

ÁGUA BOA – Todos os dias a reportagem da Rádio Interativa recebe reclamações das pessoas envolvidas no trânsito da cidade. Condutores de bicicletas dizem que não são respeitados no trânsito por motociclistas e motoristas em geral.

Já os pilotos de motos e demais motoristas dizem que os ciclistas não respeitam as regras de trânsito. Os pedestres também se queixam que não são respeitados pelos veículos onde existe a famosa faixa de pedestres.

Todo e qualquer tipo de bicicleta deve seguir as regras do trânsito, andando na mão de direção e não subindo em calçadas. As bicicletas elétricas também são alvo de reclamação. Os motoristas e pilotos de motocicletas reclamam que os condutores das bicicletas elétricas transitam na contramão de direção, em cima das calçadas, desobedecendo à sinalização do trânsito.

Ontem, uma proprietária de bicicleta elétrica também afirmou que mesmo seguindo as regras do trânsito, se sente ameaçada ao dirigir nas ruas da cidade. É inadmissível que uma cidade com o Água Boa, com apenas 24 mil e 500 habitantes, registre tantos acidentes de trânsito com vítimas fatais ou pessoas aleijadas. Está faltando educação no trânsito da cidade.

Em Água Boa, o que mais se vê é o transporte de crianças menores de 7 anos em motocicletas. Trata-se de uma infração do trânsito e uma imprudência. A foto do flagrante foi feita em frente à rádio Interativa.

Se vê claramente dois adultos e uma criança pequena na motocicleta. Duas infrações... Os adultos ainda transitam com a viseira do capacete erguida, outro desrespeito às regras de trânsito.

Add a comment
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

ÁGUA BOA - A Ciretran local continua em greve parcial. Alguns funcionários estão mantendo atendimento mínimo das 13hs às 17hs. Ainda não há previsão de quando a greve vai acabar.

Hoje, a Ciretran realiza atendimento de abertura de CNH, abertura dos processos de transferência, mas não conclui eles por conta da greve em Cuiabá. Também pode abrir o processo de primeiro emplacamento.

Documentos de veículos também podem ser encaminhados na Ciretran, mesmo com a greve parcial.

Em Água Boa, a chefe da Ciretran, Nara Lopes Carvalho, disse que o atendimento está sendo parcial, apesar da greve.

Add a comment