• Brasil Escolar
  • Anuncie
  • Informativo Camara
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

ÁGUA BOA – Circula hoje no Araguaia, o Jornal Interativo edição 490. Confira as principais manchetes da semana:

 - Região cobra recuperação de pontes na MT-326. 

- Chuvas para outubro serão abaixo da média.

- Malditas algemas, doces tornozeleiras.

- Óleo de peroba.

- Ministério Público instaura inquérito contra prefeito.

- Vereadores discutem diversos assuntos.

- Sicredi estimula educação financeira.

- Incêndios florestais.

- Polícia soluciona furtos.

- Acidentes com mortes na região.

Estas e outras notícias na edição semanal do Jornal Interativo. Busque seu exemplar.

Add a comment
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

ÁGUA BOA – O CTG Coração Gaúcho promove a Semana Farroupilha de 16 a 23 de setembro. Confira algumas atrações:

Abertura no sábado, 16/09 às 5hs com chimarreada, costela assada e gaitaço na Av, Júlio Campos, centro da cidade.

Dia 18.09 ocorreu o Grenal de Bocha (Fem. e Masc.) e Tertúlia. Dia 20.09 – Galinhada e Tertúlia. Dia 21.09 – Polenta e apresentação de Canto e Poesia.

Dia 22.09 - Grenal de Bombacha Mondongo (Dobradinha) e Tertúlia. No sábado dia 23.09 - Baile com a Banda Contempla SOM - Apresentação das Invernadas Artísticas, entre outras atrações.

{cwgallery}

Add a comment
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

 

CUIABÁ - Os trabalhos de plantio de soja no Estado tendem a iniciar-se imediatamente, sobretudo, nas áreas irrigadas, com a intensificação das atividades ocorrendo apenas em outubro. De acordo com boletim divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, nesta segunda-feira, as previsões pluviométricas para setembro até o momento apontam quantidades insuficientes.

Para outubro, por outro lado, há uma melhora no regime de chuvas em relação a setembro. Porém, conforme a Somar Meteorologia, as previsões ainda indicam volumes reduzidos em relação ao mesmo período da safra 16/17 e apontam semelhanças à safra 15/16.

Utilizando como parâmetro um município de cada região, o Imea avaliou as previsões para o Estado. Em Sorriso, por exemplo, o índice pluviométrico deve ter média de 36,7 milímetros em outubro. Em regiões com mais chuvas, como em Campo Novo do Parecis, os índices podem chegar a 62,7 milímetros.  

Porém, para Canarana, as previsões indicam chuvas abaixo dos 50 milímetros para outubro.

Para o instituto, caso as previsões climáticas atuais se confirmem, “a intensificação da semeadura pode atrasar um pouco mais neste ano, além de a nova safra poder apresentar maiores desafios a campo e necessitar de maior atenção do produtor ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento”. (Agronotícias - Fonte: Somar Meteorologia/Imea)

Add a comment
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

ÁGUA BOA – Moradores voltaram a reclamar do mau cheiro causado pela estação de tratamento de esgoto localizada nos fundos do CISC no Bairro Operário. O odor intenso é um problema que a população da região enfrenta a anos e nunca foi solucionado.

O processo de tratamento de esgotos sanitários pode gerar mau cheiro devido aos métodos adotados e às condições operacionais. Conforme Helvécio Carvalho de Sena, químico doutor em engenharia sanitária e ambiental do departamento de planejamento e controle – TBP da Sabesp, normalmente, um sistema de coleta, transporte e tratamento de esgotos não gera odor em concentrações que possam afetar as pessoas.

“Porém, algumas condições, como o tempo em que o esgoto fica nas tubulações (tempo de detenção hidráulico - TDH) associado às temperaturas mais elevadas e à falta de oxigênio, estimulam o desenvolvimento de bactérias que reduzem os compostos que contenham enxofre, gerando o sulfeto de hidrogênio (H2S), substância que, na maior parte do tempo, causa o odor.

Mas há outras substâncias odoríferas também”, explica. Até mesmo quem trafega por volta de 100 metros da unidade de tratamento do esgoto pode sentir o forte cheiro. Segundo a Revista TAE - Tratamento de água e efluentes, A emissão de gases com mau cheiro vindo das Estações de Tratamento de Esgoto deve ser prevenida e tratada para não causar incômodos e afetar a saúde da população vizinha às instalações.

 

======================== 

PUBLICADO EM 2.013

ÁGUA BOA – Moradores seguem reclamando do mau cheiro nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto, na Av. Planalto, próximo ao CISC local.Ontem, o mau cheiro foi novamente constatado.

Segundo a denúncia, o mau cheiro e o vazamento de esgoto prosseguem, apesar das constantes denúncias. Outro problema que atormenta os moradores é o lixão existente nos fundos da Cooperensino. Segundo a denúncia, o local deveria apenas receber galhos de árvores e entulhos, mas recebe lixo doméstico, o que é ilegal.

 

Add a comment
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

BRASÍLIA - O Governador Pedro Taques, vice Carlos Favaro junto com ministro Blairo Maggi, Ministro dos Transportes Maurício Quintella, Deputados Federais, Estaduais, Prefeito Fernando Gorgen, Vereador Vavá e demais Vereadores de Querência-MT, estiveram em Brasília, para discutir a finalização da BR-242.


A obra, que já está pavimentada no trecho entre Sorriso e Nova Ubiratã, deverá ter mais 230 quilômetros de asfalto liberados pelo presidente, além do licenciamento, que está em fase de finalização com os órgãos.

Taques reiterou a importância da BR-242 e explicou outros pontos tratados na reunião.

“Nós viemos a essa reunião com o presidente da República, tratando de assuntos de interesse do Estado, da BR-242. Nós queremos a autorização do Ibama, para que a licença ambiental seja feita por meio de uma delegação à Sema, e também tratamos dos recursos da Conab, que deve ao estado de Mato Grosso um valor significativo e tem interesse de aderir ao Refis, para refinanciar sua dívida com o Estado.
Para nós é muito bom isso, pois teremos dinheiro em caixa. Fomos muito bem recebidos pelo presidente e ministros e eu agradeço a bancada federal de Mato Grosso”, e o presidente Michel Temer sinalizou que deverá finaliza-la disse o governador Pedro Taques.

 

Add a comment
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

Casal recebendo a moçãoÁGUA BOA - Na noite da última segunda-feira (21), durante a sessão da Câmara de Vereadores da cidade de Água Boa, o casal de empresários, João Borges Souto e Delvanda Tomaz Neta Borges foram homenageados pelos vereadores.

João e Delvanda, são proprietários do Supermercado Hiper Machado localizado na Rua 01 no centro da cidade.

Os vereadores os parabenizaram e agradeceram por anos de contribuição para o desenvolvimento do município. O Hiper Machado é um supermercado que está na lista entre os melhores comércios do Vale do Araguaia, e tem uma história vasta de crescimento na cidade.

Add a comment