0
0
0
s2sdefault


ÁGUA BOA - Foram eleitas na noite de hoje as soberanas da 26ª Expovale de Água Boa. O desfile para a escolha da Rainha e princesas aconteceu no Teatro de Arena da Praça da Cultura. A comunidade marcou presença no evento. Dentre onze lindas candidatas, três foram eleitas as soberanas da maior feira agroindustrial do Vale do Araguaia. São elas: Rainha Ketlin Naiara Silva Barbosa, 18 anos. 1ª Princesa: Bianca Gomes Meneses, 19 anos, e 2ª Princesa: Géssica Paula Santos Cordeiro, 19 anos.

Desfilaram ainda Naiara, Tainara, Laíne, Denise, Jaqueline, Nátila, Mariana e Aline. Todas estiveram deslumbrantes na passarela.

A 26ª Expovale acontece de 05 a 09 de julho no Parque de Exposições Antônio Tura, e contará com rodeio, exposição agrícola, pecuária, industrial e comercial. Neste ano, a 26ª Expovale tem em sua grade de shows: Cabaré com Eduardo Costa e Leonardo, Bruno e Barreto, Biquini Cavadão, João Neto e Frederico, e encerrando a grade de shows a dupla May e Karen. Diferente deoutros anos, a entrada franca ficou para o último dia do evento (09/07) domingo.

{cwgallery}

Add a comment
0
0
0
s2sdefault

Da esquerda para direita Lauro Feldmann (Água Boa), Vilmutch Marks (Chapadões), Lourdes Maria de Lima Probst (Gaúcha do Norte), Noemia Elza Tscha (Vila Rica), Lorivo Haack (Matupá ) e Pastor Elisandro RheinheimerÁGUA BOA/SYKE-HOYA - Neste ano comemora-se o Jubileu de Prata de parceria entre as paróquias do Sínodo Mato Grosso e as paróquias do Sínodo de Syke-Hoya (norte da Alemanha), perto de Bremen e Hanover. Trata-se de uma parceria que não prevê acordos de ajuda financeira. A parceria visa unicamente colocar pessoas com uma mesma fé, a cristã de confissão luterana, mas com uma cultura e contextos totalmente diferentes, em contato umas com as outras. Nesse contato aprendemos e exercitamos a compreensão pelo outro, o convívio com o diferente e a tolerância.
A visitação acontece a cada dois anos. Este ano, uma delegação do Brasil foi a Ske-Hoya. Em 2019 uma delegação alemã deve visitar o Brasil, mais especificamente o estado de Mato Grosso.
Cada delegação é sempre composta por representantes de seis paróquias de nosso Sínodo. Os representantes são escolhidos pelas próprias paróquias. O escolhido da Paróquia de Água Boa, que é formada pelos municípios de Barra do Garças, Nova Xavantina e Água Boa foi Lauro Feldmann. Além do professor Lauro Feldmann, estão na delegação: Vilmutch Marks (Chapadões), Lourdes Maria de Lima Probst (Gaúcha do Norte), Noemia Elza Tscha (Vila Rica), Lorivo Haack (Matupá ) e o Pastor Elisandro Rheinheimer. A delegação chegou a Alemanha no dia 13 de maio, e deve retornar apenas no início de junho.
Cada visita tem um tema. Para este ano, o tema trata sobre os 500 anos da reforma. Serão realizadas visitas nas chamadas “cidades de Lutero”. Será abordado ainda o tema da imigração, uma vez que a Alemanha recebeu muitos refugiados, por exemplo, da Síria. O fato da Alemanha ter recebido refugiados significa que a igreja, através de suas instituições diaconais, esteve ajudando em todo esse processo.
Além de todo conhecimento trocado e adquirido, a delegação deve trazer diversos souvenirs na bagagem.

Por: Pastor Elisandro Rheinheimer – integrante da delegação 2017.

{cwgallery}

Add a comment
0
0
0
s2sdefault

ÁGUA BOA – Na manhã de sexta-feira (12/05) a equipe do Centro de Atenção Psicossocial – Vida Nova (CAPS I), realizou uma confraternização em comemoração ao Dia das Mães, que se comemora no próximo domingo, 14 de maio. No encontro teve a participação de algumas das mães dos pacientes e mães que fazem acompanhamento na unidade, bem como a participação especial da coordenadora do CRAS, Suzy Nunes Medeiros que participou como palestrante com o tema: “Ser Mãe”, atividade esta que foi muito produtiva.
Posteriormente, foram realizados sorteios de brindes cedidos pelos colaboradores, como também de brindes confeccionados pelos próprios pacientes durante as oficinas de artesanato e terapia ocupacional.
A atividade entre equipe e pacientes é fundamental para o processo de reabilitação e inserção psicossocial. E, assim atividades como essa é primordial. No CAPS I, é realizado trabalho multiprofissional para pessoas que sofrem com transtorno mental severo e persistente e dependente e dependentes de substâncias psicoativas, em atendimentos individuais, em grupo e oficinas de artesanato, terapia ocupacional. Mais informações: (66) 3468-4216.

(Denise Rodrigues Paixão / Coordenadora da unidade CAPS I)

{cwgallery}

Add a comment
0
0
0
s2sdefault

José Eugênio ÁGUA BOA – Participou do Repórter Interativo de terça-feira, 09/05, o médico anestesiologista José Eugenio Paiva. Dr. Eugenio informou que está participando dos mutirões de oftalmologia programados pelo Governo do Estado.

No último, concluído semana passada em Porto Alegre do Norte, milhares de pessoas tiveram acesso a cirurgia de catarata, levando mais dignidade ao ser humano.

O próximo será em Sorriso, no médio norte de Mato Grosso, e contará novamente com a participação do Dr. José Eugenio, convidado para integras o grupo médico.

 

Add a comment
0
0
0
s2sdefault

ATUALIZADA DIA 09/05

GOIÂNIA – Sepultado esta manhã no cemitério de Aparecida de Goiânia, o corpo do radialista e apresentador de TV, Nando Silva. Cezinando Silva faleceu ontem cedo em Goiânia, vítima de infarto fulminante.

Nando Silva trabalhou por mais de 20 anos na TV Água Boa, antes de passar pelo rádio em diversas emissoras de Santa Catarina. Nando Silva também participou da elaboração do projeto técnico de criação da rádio Interativa.

A família Interativa também está de luto com o falecimento de Nando Silva. O diretor financeiro da emissora, Elton Iappe acompanhou o cortejo fúnebre esta manhã no cemitério de Aparecida de Goiânia.

 

=================== 

 

Nando Silva / Foto: Facebook

ÁGUA BOA – Faleceu esta manhã por volta de 6hs, em Goiânia, o jornalista e apresentador de televisão, Cezinando Silva, 73 anos. ‘Nando Silva’ como era conhecido, veio morar em Água Boa em 1.996 para assumir um canal de televisão comunitária, na época chamada de TV Água Boa.

Nando foi convidado pelo falecido ex-prefeito Luiz Elias Abdalla para assumir este canal de televisão. Ele trabalhou muitos anos na Rádio Peperi de São Miguel do Oeste, e em outras emissoras de rádio de Santa Catarina.

Após sua aposentadoria, vinha mantendo uma vida pacata morando em nossa cidade. Há poucos dias, Nando se deslocou a Goiânia com sua esposa Maria Goretti. Eles estavam na casa da filha dele, Francis Caroline da Silva, quando teve um infarto fulminante.

Apesar do Samu ser chamado, Nando Silva foi a óbito em seguida. Seu corpo será velado e provavelmente sepultado em Goiânia. Nando Silva deixou a esposa, Maria Goretti, 4 filhos, netos e demais parentes.

ÁGUA BOA – Cezinando Silva é um ícone da comunicação em nossa região. Ele foi convidado para trabalhar em uma época em que as comunicações estavam iniciando nessa região do Araguaia. Desde o início da cidade, o sonho era contar com emissoras de rádio e televisão.

Com a vinda de Nando Silva, a televisão recebeu um impulso na comunicação de notícias na cidade Coração do Brasil. Este canal de televisão foi aberto em 1.990, quando Inácio Roberto Luft e outros funcionários fizeram as primeiras transmissões.

No começo dos anos 2.000, Nando Silva convidou Nelcindo e Elton Iappe para abraçar um projeto de abertura de uma emissora de rádio em nossa cidade. Após cumprir todos os trâmites burocráticos, surgiu a rádio Interativa. Nando Silva teve participação fundamental no processo burocrático, pelo seu amplo conhecimento neste setor.

Nelcindo Iappe, diretor administrador da emissora, disse que a cidade perdeu um grande comunicador, um apaixonado pela comunicação. O diretor financeiro da emissora, Elton Iappe, deverá participar dos atos fúnebres de Nando Silva na cidade de Goiânia. A hora e o local de sepultamento serão anunciados oportunamente.

{cwgallery}

Add a comment
0
0
0
s2sdefault

CUIABÁ - Com vagas para bolsistas em todas as regiões do Estado, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Secitec) publicou no dia 25 de abril, o Edital de Cadastro de Reserva, para atuação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. As inscrições para supervisor, orientador educacional e apoio às atividades acadêmicas e administrativas vão até o dia 05 de maio, sexta-feira, e devem ser feitas nas Escolas Técnicas Estaduais.

Além das unidades sedes das Escolas Técnicas – Alta Floresta, Barra do Garças, Cuiabá, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra, o edital contempla vagas em mais 46 municípios do Estado. A coordenadora geral do Pronatec, Fátima Possamai ressalta que os profissionais interessados devem ficar atentos ao edital e ao prazo das inscrições. “As vagas são disponibilizadas em várias cidades além das sedes das Escolas Técnicas. É o caso, por exemplo, do Vale do Araguaia, que tem sua base na Escola Técnica de Barra do Garças, e oferece oportunidades em Vila Rica, que fica a 763 km de lá”, destacou Fátima. No caso do Vale do Araguaia, em especial, as inscrições para as cidades de Vila Rica, Confresa, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia, Luciara e Ribeirão Cascalheira, acontecem em Confresa, na sede do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Os candidatos devem ter formação mínima de nível médio com experiência na área administrativa escolar (para as vagas de apoio) e profissional de nível superior com experiência comprovada na área pedagógica (para o restante das vagas). As funções da seletiva tem carga horária semanal de dedicação ao programa de até 20 horas, conforme necessidade do programa e nos termos da legislação, e o processo seletivo terá a validade de dois anos contado a partir da publicação do resultado final. Os cursos do Pronatec têm como finalidade ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

Entre os municípios contemplados em cada regional estão: ETE Alta Floresta - Alta Floresta E Nova Canaã do Norte; ETE Barra do Garças - Araguaiana, Barra do Garças, Canarana, Confresa, General Carneiro, Luciara, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Porto Alegre Do Norte, Ribeirão Cascalheira, Santa Terezinha, São Félix Do Araguaia e Vila Rica; ETE Cuiabá - Cuiabá e Várzea Grande; ETE Diamantino - Chapada dos Guimarães, Diamantino, Nobres, N. Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste e São José do Rio Claro; ETE Lucas Do Rio Verde - Ipiranga Do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Sorriso e Tapurah; ETE Rondonópolis - Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Paranatinga, Primavera do Leste, Rondonópolis e Tesouro; ETE Sinop - Cláudia, Colíder, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo e Sinop; ETE Tangará da Serra - Cáceres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Olímpia, Porto Esperidião, Sapezal e Tangará da Serra.

Confira no Edital de vagas para cadastro de reserva de bolsistas para o Pronatec pelo link - http://www.secitec.mt.gov.br/noticias/edital-de-cadastro-reserva-pronatec/163480

Add a comment