• Anuncie
  • Brasil Escolar

0
0
0
s2sdefault

QUERÊNCIA – A 2ª edição dos Jogos Indígenas do Xingu, que aconteceram de 18 a 21 de abril deste ano na Aldeia Kuikuro, será exibida em rede nacional de televisão, através do programa dominical Esporte Espetacular, da Rede Globo.

A Aldeia Kuikuro, que fica no Parque Indígena do Xingu, recebeu 600 atletas indígenas de 15 etnias: Aweti, Ikpeng, Kalapalo, Kamayurá, Kayabi, Kuikuro, Matipu, Mehinaku, Nahukwá, Suyá, Trumai, Waurá, Yawalapiti, KÄ©sêdjê e Naruvotu, que competiram em doze modalidades esportivas, tradicionais e olímpicas, pelas categorias masculino e feminino, como: arco e flecha, cabo de força, arremesso de lança, corrida de velocidade, salto à distância, canoagem, natação, jawary, tegü, huka huka, katuga e futebol.

Os Jogos Indígenas do Xingu foram realizados pelo Ministério de Cidadania, em parceria com a Prefeitura Municipal de Querência.

O Prefeito Municipal de Querência, Fernando Görgen, destacou a importância desse evento para mostrar para o país o potencial turístico do município. “Para quem nunca viu e não conhece as belezas do Xingu, esta é a prova de que o potencial turístico do nosso município é fantástico. O mundo inteiro tem curiosidade para conhecer os povos nativos que estão aí, há mais de 800 anos no Xingu. Então, são muito ricos em cultura, ritos, danças, folclore. Então, esse evento é uma oportunidade ímpar para mostrarmos isso ao mundo e destacar assim o turismo de Querência”, salientou Görgen.

A reportagem sobre o evento de cidadania, esporte e cultura indígena vai ao ar no próximo domingo (20/07).

Fotos: Facebook/Querência Esportiva

Veja Também

Esportes
  • 13 Julho 2019
  • Por Walyson Miranda

3ª Edição do Circuito Esportivo Lago Azul

QUERÊNCIA - Já começaram as atividades da 3ª Edição do Circuito Esportivo Lago Azul. As atividades ao ar livre tiveram início às 13h deste sábado (13) e tem continuidade neste domingo (14). Além de...