0
0
0
s2sdefault

BRASÍLIA - As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 terão início na próxima segunda-feira (08.05) e seguem até o dia 19 deste mês. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet.

 
Para isso, os futuros candidatos deverão acessar o site oficial do Enem (http://enem.inep.gov.br/participante/) e seguir as orientações. Será necessário criar uma senha de acesso pessoal para a página do participante, cujo login será o número de CPF.
 
Depois disso, deverão ser preenchidos todos os dados pedidos na ficha de inscrição, imprimir o boleto para o pagamento da taxa de inscrição (caso não seja isento) e pagar dentro do prazo.
 
A taxa de inscrição subiu de R$ 68,00 para R$ 82,00 e o boleto precisa ser pago até 24 de maio.
 
O coordenador de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Rogério Gomes, alerta para as mudanças promovidas pelo Ministério da Educação (MEC) este ano. “As provas não serão mais realizadas em um único final de semana, e sim em dois domingos consecutivos: nos dias 05 e 12 de novembro”.
 
No dia 05, os alunos terão 5h30 para realizarem as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Já no dia 12, os candidatos terão 4h30 para resolverem as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
 
Os resultados serão divulgados em 19 de janeiro de 2018. Os candidatos continuarão podendo acessar o resultado por área de conhecimento e o desempenho individual.
 
Gomes lembra que outra alteração anunciada pelo MEC é que o Enem não será mais usado como certificação do Ensino Médio. “A partir de 2017, os jovens poderão obter o documento pelo Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos (Encceja), tanto para Ensino Fundamental quanto para Ensino Médio”, informa.
Add a comment
0
0
0
s2sdefault

ÁGUA BOA - A Escola Nova Esperança da Associação Pestalozzi não terá aulas na segunda-feira, 08 de maio. A informação é da diretora Iraci Torquato. Segundo ela, as aulas foram suspensas na segunda-feira, uma vez que os funcionários da escola e colaboradores estarão trabalhando neste domingo, durante o evento dos fusqueiros. Na ocasião, a Pestalozzi terá condições de arrecadar alguns recursos que serão investidos no amplo projeto de reforma do prédio escolar.

Add a comment
0
0
0
s2sdefault

ÁGUA BOA - A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, através do 13° Comando Regional , sob o comando do sr Cel Márcio Thadeu Da Silva Firme, vai iniciar nesta Quarta feira ( 5 de Abril de 2017), o PROERD Kids em nosso Município. Programa este, que irá atender todos os alunos do 2° ano, do ensino fundamental da rede pública e privada das Escolas de Água Boa-MT, totalizando aproximadamente 315 alunos.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) que teve sua origem no programa Drug Abuse Resistance Educacion (D.A.R.E.), representa a união de esforços entre Polícia Militar, Entidades Educacionais, Famílias e comunidades através de um programa educacional desenvolvido nas salas de aula com o objetivo de desenvolver habilidades para a saúde e segurança pessoal das crianças desde cedo.
As lições serão ministradas pelo Policial Militar Soldado Leopoldo, Mentor do PROERD, com a finalidade de auxiliar pais, professores e equipes escolares em seus esforços conjuntos para educar as crianças em práticas de segurança pessoal, na ida ou na volta à escola, durante o dia de aula, em parques ou em outros locais públicos e mesmo em casa, principalmente quando os pais ou responsáveis estão ausentes.
As oito instruções, abrangem uma gama de experiências comuns que as crianças podem encontrar em casa, na escola e na comunidade. Cada aula lida com uma situação específica que oferece às crianças oportunidades de:
• Identificar ou confirmar práticas adequadas a serem adotadas para sua segurança pessoal;
• Sugerir motivos para seguir determinadas regras e instruções nas situações dadas;
• Aprender o que devem dizer ou fazer em algumas situações;
• Reconhecer, evitar, resistir e relatar sobre situações que possam lhes causar danos.
Cada instrução, contém uma cena ilustrada que enfoca um tema específico. Os temas tem como destaque os seguintes títulos:
Cartaz 1: Para quem você pode ligar em caso de emergência?

Cartaz 2: Por que é mais seguro obedecer a sinalização de trânsito?

Cartaz 3: Como podemos saber o que é seguro tocar, provar, cheirar ou comer?

Cartaz 4: Por que é importante saber o que está acontecendo à sua volta?

Cartaz 5: O que você deve fazer quando alguém desconhecido fala com você?

Cartaz 6: O que você está sentindo?

Cartaz 7: O que você deve fazer quando está com raiva?

Cartaz 8: O que devemos fazer quando vemos ou ouvimos comportamentos que causam mal a alguém?

Após estes oito encontros, os alunos receberão um certificado pela conclusão deste curso PROERD KIDS. É a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso servindo e protegendo o cidadão.

Add a comment
0
0
0
s2sdefault

ÁGUA BOA – As aulas nas escolas estaduais para o ano letivo 2.017 começaram hoje. A Escola Estadual 09 de Julho está recebendo cerca de 900 estudantes em três turnos, manhã, tarde e noite.

Já na Escola Estadual Antonio Gröhs cerca de mil estudantes também estão se apresentando hoje para o começo do ano letivo 2.017. Neste ano, o ano letivo começou mais tarde, por causa da greve dos trabalhadores na educação no ano passado, o que exigiu a conclusão daquele ano letivo somente em janeiro desse ano.

Add a comment
0
0
0
s2sdefault

ÁGUA BOA – A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) já divulgaram os locais de provas para os candidatos inscritos no vestibular 2017, modalidade Ead (Ensino a Distância), para o polo local da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os candidatos que se inscreveram para os cursos de Bacharelado em Administração Pública ou Licenciatura em Pedagogia, ofertados pela UFMT, podem acessar o local de realização da prova através do site http://concursos.ufmt.br/portal/. As provas objetivas e de redação serão aplicadas no dia 12 de março (domingo), das 14 as 18 horas.

Para os candidatos aos cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis e Licenciatura em Geografia, ofertados pela UNEMAT, o local da prova pode ser acessado no endereço http://vestibular.unemat.br/. As provas objetivas e de redação serão aplicadas no dia 19 de março (domingo), à partir das 08 horas (horário de Mato Grosso).

Já o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que está ofertando os cursos de Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Sistemas para Internet, deve divulgar o local de realização das provas no dia 17 de março, sexta-feira. As provas serão aplicadas no dia 26 de março (domingo) das 13 às 17 horas.

É importante lembrar que os candidatos devem estar atentos ao horário de realização das provas, que segue o horário de Mato Grosso, e chegar ao local da prova com, no mínimo, uma hora de antecedência.

Add a comment
0
0
0
s2sdefault

 QUERÊNCIA - Está acontecendo nesta segunda feira na ADESQUE, o 2º Seminário de Educação de Querência, tendo como tema 'A Reforma da Educação e a Reforma Previdenciária'. 

Estão sendo debatidos diversos assuntos, entre eles a conjuntura política e educacional e os ataques aos direitos da classe trabalhadora sob o falso argumento de déficit na previdência construído pelas forças conservadoras.

É palestrante do evento, o professor Henrique Lopes do Nascimento, presidente do Sintep-MT. Também estão sendo discutidos os limites e desafios da reforma do ensino médio frente a negação do direito à formação integral do ser humano. O seminário acontece o dia todo e está aberto à participação da comunidade escolar. (Rafael Piasecki)

Add a comment