0
0
0
s2sdefault

QUERÊNCIA - Segunda safra e agricultura familiar foram os prncipais assuntos abordados no 2º Workshop do Vale do Araguaia, que aconteceu na última quinta-feira (06/06). Organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, o whorkshop fez parte da programação da 13ª Expoquer. Nele, foram ministradas palestras relacionadas a tecnologias de desenvolvimento para agricultura familiar.

A programação do workshop teve início por volta das sete e meia da manhã, com credenciamento dos participantes e um café colonial. Em seguida, a mesa de autoridades foi formada, para falar sobre o projeto, e logo após aconteceu a primeira palestra com a Embrapa, sob o tema: “Fruticultura consorciada com culturas anuais”. Palestras a campo também foram realizadas, ainda durante a manhã. Após uma pausa para almoço, que foi servido no local, as atividades retornaram por volta das 14 horas, com uma palestra da Empaer sobre Biofortificados. Às 15 horas foi a vez do Senar palestrar. O encerramento do 2º Workshop do Vale do Araguaia aconteceu às 16 horas, com entrega de certificados.

No Parque de Exposição, existe uma área experimental de um hectare em que são cultivadas várias espécies de plantas como a cultura de maracujá, limão, abacaxi, banana, mandioca, cana-de-açúcar, capineiras, diversas hortaliças e etc, cujas mudas são doadas a pequenos produtores e chacareiros.

A EMPAER (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) de Querência, é parceira do evento. Para Carla Simões, agente técnica e extensionista rural da entidade, é possível produzir muito em uma área pequena se os produtores tiverem assistência dos processos de manejo, plantio, cultivo, colheita, pragas e doenças de produtos procedentes do meio rural.

O evento teve a parceria de várias entidades ligadas ao meio rural, como Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e EMPAER.

A participação de pequenos produtores e alunos da EMAQUE (Escola Municipal Agrícola de Querência), foi um medidor usado para avaliar o sucesso do evento.

Idealizador do evento, o secretário de Agricultura, Luiz Vezaro não pôde participar pois está se recuperando de uma cirurgia, no entanto, foi elogiado pela mesa de autoridades na abertura do evento pelo trabalho junto com a equipe e parceiros.

Veja Também