• Brasil Escolar
  • HVA
  • Informativo Camara

         

0
0
0
s2sdefault

ATUALIZADA DIA 05/12/2018

 

André Camargo ÁGUA BOA - As chuvas das duas últimas semanas atrapalharam os serviços de término de plantio da safra de soja 18/19 no município.

Cerca de 5% da área ainda não foi plantada, o que corresponde a cerca de 9.000 hectares do total de 180.000 previstos para esta safra.

As lavouras já plantadas tem bom desenvolvimento e não apresentam ataques significativos de pragas ou doenças.

Segundo o presidente da associação dos Agrônomos, André Camargo, além das chuvas atrapalharem a semeadura, causam ainda atraso nos tratos culturais.

Este fato preocupa, visto que a umidade em excesso favorece ao aparecimento de doenças como Mela, Antracnose e Ferrugem Asiática.

A boa notícia vem de fora da lavoura. Segundo Camargo, existe expectativa positiva com relação aos preços da soja, devido ao acordo provisório entre EUA e a China, sobre a taxação de importações.

Para o agrônomo, isso resultará em uma melhora dos preços da soja brasileira. (Ascom/Claudio Pretto)

 

================================ 

 

ATUALIZADA DIA 23/11/2018

 

ÁGUA BOA – Cerca de 90% das lavouras já foram semeadas com soja no município. A informação é do agrônomo Tiago Barbosa. Tiago Barbosa

Nesse momento, o plantio avança a passos lentos por causa do excesso de chuvas. Outros produtores seguraram o ritmo de plantio, para intercalar melhor a safra, tendo em vista que a expectativa é de chuvas prolongadas na safra de verão.

Barbosa acredita que as lavouras estão em bom desenvolvimento. Para ele, se o controle de pragas for realizado a contento, não teremos preocupações no ciclo. Deve-se dar atenção especial ao tratamento preventivo de doenças fúngicas, pois a umidade decorrente das chuvas favorece ao surgimento da ferrugem asiática da soja.

A Associação dos Agrônomos levantou que estão sendo plantados cerca de 180 mil hectares com a oleaginosa.

 

========================== 

 

ATUALIZADA DIA 09/NOV/2018

 

ÁGUA BOA – Cerca de 55% das áreas já foram plantadas com soja no município. A informação é do agrônomo Artur Pompeu. Artur Pompeo

A expectativa é de que sejam semeadas com soja cerca de 180 mil hectares no atual ciclo, segundo a Associação dos Engenheiros Agrônomos do município. As lavouras já germinadas estão em boas condições.

Os técnicos registram pequena presença de pragas com ataque de vaquinhas em áreas não tratadas. Somente 1% da área apresenta problemas de germinação por causa do clima ou problemas com as sementes.

Devido a ocorrência de chuvas constantes, o ritmo de plantio ficou mais lento nos últimos dias.

 

=============================== 

 

ATUALIZADA DIA 17/10/2018

 

ÁGUA BOA – Cerca de 6% das áreas previstas já foram plantadas com soja no município.

A informação partiu do agrônomo Daniel Calixto ligado à Associação dos Engenheiros Agrônomos do município. A estimativa é de que sejam ocupados com soja, cerca de 180 mil hectares.

Mais de 10 mil hectares já foram plantados com as sementes do tipo precoce. A colheita da soja semeada agora será feita em janeiro. Segundo o agrônomo, até o momento não há notícias de perdas em germinação nem necessidade de replantio.

 

=============================== 

 

Plantio da soja começou - Área aumentou 8% (180 mil hectares) - colheita pode chegar a 10 milhões de sacas

Plantio de SojaÁGUA BOA – A Associação dos Engenheiros Agrônomos se reuniu no começo da semana para discutir os preparativos para a eleição da nova diretoria da entidade, que será dia 16 deste mês.

Na ocasião, os agrônomos também discutiram a estimativa de área que deverá ser plantada com soja na próxima safra. Os trabalhos no campo já começaram.

Segundo a agrônoma Michele Gewehr Motta, alguns produtores já arriscaram plantar as primeiras lavouras com soja em nosso município, algo que dificilmente se vê nessa época.

As chuvas precoces animaram alguns produtores. Segundo a associação dos agrônomos, quem planta agora, pode colher a partir de 15 de janeiro, sobrando espaço para o plantio da safrinha de arroz ou de milho. Cerca de 2% da área estimada já foram plantadas, perfazendo 3.600 hectares já semeados.

Os agrônomos entendem que a área ocupada com soja deve chegar aos 180 mil hectares no atual ciclo, um aumento de 8% sobre a área plantada na safra passada.

Segundo os agrônomos, como a expectativa de produtividade deve ser de 55 sacas por hectare, no próximo ciclo Água Boa poderá chegar à uma colheita recorde de quase 10 milhões de sacas de soja.