• HVA
  • Brasil Escolar
  • Informativo Camara

         

0
0
0
s2sdefault

ATUALIZADA DIA 22/05/2018

Wesley Silveira ÁGUA BOA – As recentes chuvas podem dar incremento à produtividade do milho em áreas que estão em pleno enchimento de grãos, melhorando o peso final dos grãos, e aumentando o potencial produtivo. A informação partiu do engenheiro agrônomo Wesley Silveira, da Associação dos Agrônomos do município.

Ele disse que para as áreas plantadas fora da época ideal, já afetadas pelas perdas, não ocorre acréscimo de produção com as chuvas. Cerca de 20% das lavouras do milho safrinha foram plantadas foram da janela ideal e estão prejudicadas com a falta de chuvas.

ÁGUA BOA – O próximo levantamento de intenção de lavouras a serem plantadas com soja no município no próximo ciclo, será feito a partir de agosto e setembro. A informação é do engenheiro agrônomo Wesley Silveira.

Citando números da Associação dos Agrônomos, Wesley disse que a média de produtividade no município na atual safra alcançou 56 sacas por hectare. Ele lembra que diversos produtores colheram acima de 60 sacas por hectare, nas áreas estabilizadas, porém em áreas pontuais como lavouras de aberturas, solos mais arenosos, áreas não totalmente corrigidas e locais que sofreram períodos de estiagem prolongados, a produtividade foi menor.

 

=========================== 

 

ATUALIZADA DIA 09/05/2018

 

Pedro Luan Teixeira Loureiro ÁGUA BOA - A Associação dos Engenheiros Agrônomos do município estima que nessa safra, haverá um aumento de 5% sobre a safra do ano passado. A informação é do engenheiro agrônomo Pedro Luan Teixeira Loureiro.

Ele afirma que a boa produtividade desta safra, aliada aos bons preços impulsionaram o faturamento das lavouras de soja. Já a cultura do milho enfrenta 15 dias de estiagem. O milho plantado até 5 de março pendoou com as chuvas anteriores. Isso representa 80% das áreas plantadas.

Acredita-se que nestes 80%, a estimativa de produtividade pode alcançar 90 sacas de milho por hectare. As lavouras de milho plantadas após 5 de março representam 20%, e nestas, a quebra de produtividade deve ser de 30% a 50%, por causa da falta de chuvas.

Foram plantados cerca de 20 mil hectares com milho na atual ciclo safrinha. (Inácio Roberto)

 

=========================== 

 

ATUALIZADA EM 25/04/2018

 

Oto F. Cândido de Souza ÁGUA BOA – A colheita da soja foi concluída no município. A informação partiu do engenheiro agrônomo Oto Cândido de Souza da empresa Rural. Ele citou um levantamento da Associação dos Engenheiros Agrônomos, dizendo que a média foi de 55 sacas de soja por hectare.

Como foram plantados 165 mil hectares, a produção ultrapassou 9 milhões e 100 mil sacas da oleaginosa. Cerca de 60% da safra já foi comercializada. Sobre a cultura do milho, as lavouras estão com bom potencial produtivo.

Oto Souza ressaltou que as chuvas de abril levam a expectativa de uma boa produtividade para cerca de 80% das lavouras de milho. Já as demais lavouras estão aguardando por mais algumas chuvas para terem boa produtividade.

 

========================== 

 

PUBLICADA EM 17/04/2018

 ÁGUA BOA – A safra de soja está na reta final. A informação é do engenheiro agrônomo Moises Marca de Lima. Moises Marca de Lima

Cerca de 98% das áreas plantadas no municípios estão colhidas. A produtividade média continua na casa das 55 sacas de soja por hectare, segundo apontamento da Associação dos Engenheiros Agrônomos.

No atual ciclo foram plantados mais de 165 mil hectares com soja, e a produção estimada deve ultrapassar as 9 milhões de sacas do produto. As lavouras de milho estão se desenvolvendo muito bem.

O agrônomo Moises salientou que as chuvas de ontem foram generalizadas, beneficiando lavouras em todas as partes do município.