0
0
0
s2sdefault

CUIABÁ - A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) informa que os produtores rurais terão até o dia 12 de junho para atualizar as informações dos estoques de seus rebanhos de todas as espécies e comunicar ao Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT). O produtor pode aproveitar o período de vacinação contra a febre aftosa, que começou dia 1º de maio e vai até o dia 31, para fazer a atualização.
Devem ser informadas a contagem do rebanho por categoria (faixa etária dos animais) e por espécie. A determinação consta na Lei nº 10.486, publicada dia 29 de dezembro de 2016, que trata da Campanha de Atualização de Estoque de Rebanho e suas penalidades.
A Famato alerta que este é o único prazo que os produtores terão para fazer a atualização. O produtor que não fizer a contagem terá que pagar multa de 1,5 UPF/MT (mês de maio/2017 corresponde a R$ 130,37) por cabeça nas campanhas futuras em que os dados dos estoques físicos estiverem divergentes do cadastro do Indea-MT.
É importante destacar que o valor da UPF/MT tem atualização mensal, portanto o valor da multa aplicada pode ser ainda maior. (Ascom)