• Anuncie
  • Brasil Escolar

0
0
0
s2sdefault

QUERÊNCIA – A eleição para conselheiro tutelar está se aproximando. Falta menos de um mês para o dia da votação, marcada para 6 de outubro. Nesta data, a população vai escolher os 5 conselheiros tutelares e 5 suplentes que atuarão, durante o período de 2020 a 2023, na garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Este é o momento para buscar informações sobre os candidatos e assim fazer uma escolha consciente no dia da eleição. Mesmo o voto sendo facultativo, ou seja, não obrigatório, a ampla participação da população é importante para garantir maior legitimidade de atuação dos conselheiros eleitos.

O Conselho Tutelar é o órgão encarregado por zelar dos direitos das crianças e dos adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados, seguindo as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os conselheiros acompanham os menores em situação de risco e decidem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Eles atuam em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos.

As eleições para escolha dos conselheiros tutelares acontecerão de forma unificada, em todo o país. Na sede do município de Querência, as urnas estarão disponibilizadas na Escola Municipal Alegria do Saber. Nos assentamentos Pingos d’água, Coutinho União e Brasil Novo, as urnas serão disponibilizadas em suas respectivas escolas municipais.

Podem votar os maiores de 16 (dezesseis) anos, inscritos regularmente como eleitores do Município de Querência. No dia da votação é necessário apresentar um documento oficial com foto e o título de eleitor.

Conheça os candidatos a conselheiro tutelar em Querência:

Veja Também