• Eletrofase
  • Anuncie
  • Brasil Escolar

0
0
0
s2sdefault

QUERÊNCIA – Dezoito de Março é o dia da Ordem DeMolay, e neste ano a Ordem celebra 100 anos de existência. A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta criada por Frank Sherman Land, à partir de princípios filosóficos, fraternais e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos incompletos. A Ordem DeMolay é a maior entidade juvenil do mundo. É uma organização para-maçônica fundada nos Estados Unidos, em 24 de Março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1919, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Conventos da Ordem da Cavalaria – denominações das células da organização.

A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a 3 de seus preceptores por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos entre outros fatores.

Para celebrar o centenário, na noite de terça-feira (19/03), o Capítulo Cavaleiros do Alto Xingu realizou uma palestra na Câmara Municipal de Vereadores de Querência. Na oportunidade, foi realizada uma cerimônia de abertura, na qual a Ordem acende as sete velas (luzes) que iluminam seus caminhos e simboliza tudo que é bom e correto, e que um DeMolay jura ser base para sua vida. São elas: Amor Filial (o amor entre pais e filhos), Reverência pelas Coisa Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

O Capítulo Cavaleiros do Alto Xíngu foi fundado em 02 de julho de 2012 e instalado em 1º de setembro do mesmo ano, em Querência e conta hoje com 18 jovens, com idades entre 12 e 21 anos.

O oficial executivo da Segunda Região do Grande Conselho da Ordem DeMolay do Estado de Mato Grosso, Léo Marcos Fernandes Franco (Tio Léo), destaca que aos poucos a população de Querência vai conhecendo as atividades da Ordem DeMolay, entre as quais estão: auxílio na organização do salão de duas edições do leilão em prol do Hospital do Câncer, auxílio na organização do salão para jantares beneficentes em prol da Apae, coleta de chocolates e doces para a páscoa na pastoral da criança, além de coleta e doação de roupas, leite em pó e outros materiais para a pastoral, arrecadação e entrega de cestas básicas para famílias carentes do município. Tio Léo destaca que estas são apenas algumas, das várias ações filantrópicas já desenvolvidas pela Ordem no município, nestes sete anos de existência.

A Ordem DeMolay é a segunda maior agremiação de jovens do mundo. “A Ordem traz o benefício maior da transformação do jovem num futuro líder, pai de família e ser humano com valores, coisa que estamos perdendo com o passar do tempo, e que nós queremos resgatar. Eu sempre brinco que estamos formando jovens especiais para mulheres exigentes, e esperamos que estes jovens sejam mesmo especiais”, afirmou Tio Léo.

O Presidente do Conselho da Ordem DeMolay em Querência, Tio Porfírio lembrou a importância do centenário da Ordem, que será comemorado em um Congresso Nacional no mês de julho, que acontecerá no estado de Mato Grosso. “Nesse congresso, além da participação dos membros dos 27 estados, no qual estamos presentes, teremos comitiva também de outros países, como Bolívia, Estados Unidos, Paraguai. Então, vai ser um belíssimo evento para engradecer mais ainda este trabalho que estamos fazendo”, afirmou Tio Porfírio.

O Brasil conta com mais de mil capítulos da Ordem DeMolay, presente em todos os estados brasileiros. (Fotos: Rafael Spanholi / TV Câmara)

Veja Também