• Informativo Camara
  • Anuncie
  • Brasil Escolar

         

0
0
0
s2sdefault

Amanheci com sangue no nariz, respiração dificultada, sintomas da altitude que não tem como fugir. Mas para mim valeu cada km rodado. Hoje iríamos para Iquique, no entanto, a rota mais curta não poderemos fazer, por uma questão de região autorizada, foi o que entendi da explicação dos carabineiros da fronteira. Para ir para Iquique precisaríamos descer até Calama, que fica perto de São Pedro de Atacama. A princípio combinamos ir até Antofagasta, cidade litorânea, a exemplo de Iquique e assim tocar nas Águas do Pacífico.

03 05 Elton 9

Como de costume, quando colocamos as motos na estrada já são 11:30 horas da manhã. Hoje em especial tivemos um problema de conversão. Uma mulher que troca dólar pagou $480,00 pesos bolivianos, no entanto, deveria para $680,00.

Interessante: andamos 200 km e encontramos apenas uma vila e uma cidade, até chegar em Calama, cidade maior é bem estruturada, com lojas de carros e tudo mais. Esqueci de mencionar, ontem, na Bolívia, andamos uns 70 km. e nesse trajeto encontramos 1 silo (para grãos ou algo assim) e 3 casinhas, nessas casinhas encontramos a única pessoa do caminho, pedimos informações, mas ela só falava a língua Keshua e ficamos sem a informações.

Em Calama paramos para abastecer e tiramos o sal das motos com uma ducha que nos mesmo passamos. Dali fomos para Antofagasta. Quando chegamos descobrimos que a cidade tem mais de 500 mil habitantes, muito grande e bonita, com excelentes restaurantes, grandes revendas de carros. Só um detalhe, entre Calama e Antofagasta tem 233 km. de estradas excelentes, montanhas e montanhas de resíduos de terra de extração de níquel e depois Antofagasta. Já imaginou? 233km e apenas 1 cidade.

Em Antofagasta, pela manhã, fazemos alguns passeios para conhecer a cidade e depois embarcamos em direção à San Pedro de Atacama. San Pedro de Atacama existe a muito na minha imaginação, muitas histórias contadas, fotos, mas acho que é uma cidade que não eu certo. Acho que é uma vilinha, daquelas bem abandonadas, que recebe turistas.

No que diz respeito a temperatura, hoje no início da viagem, perto do litoral pegamos 27 graus, depois subiu para 35 graus e mais tarde, já perto de San Pedro de Atacama, a temperatura caiu para até 10,5 graus.

03 05 Elton 10Chegamos em San Pedro de Atacama e a cidade não se parece com nada que eu poderia imaginar. Ruas estreitas, de chão batido, com casas de aparência simples e como já é noite, as luzes meio fracas dão um ar mágico à cidade, apaixonante, daquelas que você se pergunta se ficaria mais tempo e a resposta é sim. Ficaria pelo menos uma semana por aqui.

As ruas apinhadas de turistas de todos os cantos, inclusive do Brasil, deixam a cidade animada. Se fosse comparar, poderia dizer que tem proximidade com Pirinópolis, só que com um grau maior de rusticidade. Mas nem de longe poderia ter imaginado que seria assim.

03 05 Elton 11

Contratamos um pacote por R$ 30,25 para conhecer o Geisers, tomar banho em Agua vulcânica e outras paisagens, no entanto, sai às 05:00 horas da manhã. Espero acordar.

Elton Iappe

26/04/2018

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.